DEUS É DEUS DE PRINÍPIOS
agosto 2, 2024FAMÍLIA SACERDOTAL
agosto 5, 2024Espírito de Dúvida
· Gn 3: 1-6 Espírito de dúvida. Gera dúvida em relação ao que Deus fala na sua palavra. Ex. Será que tudo o que a bíblia diz ou o pastor prega é verdade mesmo?
· A pessoa influenciada por este espírito não crê na pregação da palavra e torna-se um mero freqüentador da igreja
· A palavra de Deus não transforma-lhe a vida porque não é crida no coração ficando apenas no intelecto.
Espírito da Babilônia
· Gn 11:1-9 Espírito de orgulho, vaidade e independência de Deus. Aqueles homens queriam tornar celebres os nomes deles mesmos e não davam a honra e a Glória a Deus. Dn 4: 28-34 Nabucodonosor deu Glórias a ele mesmo e pelo orgulho excessivo , ficou endemoninhado até reconhecer que o Senhor é Deus.
· Causa auto-promoção. Necessidade de reconhecimento pelos seus feitos.
· Não reconhece que tudo vem de Deus, mas crê que o sucesso do ministério depende dele.
Espírito do Egito
· Ex 15: 22-25 , 16:1-4 Espírito de escravidão . Traz murmuração, coloca em dúvida a promessa do Senhor, faz o povo olhar para traz ao invés de lutar para seguir adiante. Espírito de estagnação.
· Faz a pessoa blasfemar contra Deus e pensar em abandonar os caminhos do Senhor.
· Provoca a crença de que a vida com Jesus não é nada melhor do que a vida antes da conversão.
· Sentimento de derrota e incapacidade para vencer.
· Coloca a culpa das suas frustrações na igreja e no lider
Espírito da Grecia
· At 17: 1-34 Espírito de Filosofia e intelectualismo. Traz racionalismo na igreja que se opõe ao sobrenatural de Deus. Espírito de democracia que se opõe à teocracia. Quando Paulo partiu para Coríntio decidiu pregar com demonstração de espírito e poder e não mais filosofar sobre a palavra. I Cor 2:1-4
· Faz com que a pessoa relativize tudo. Ex.: a cura não veio de Deus, mas sim dos remédios. Se eu melhorei na vida é porque fui capaz e merecedor e não porque Deus fez um milagre.
Espírito de Anti-Cristo
· I Jo 2:22-23 Espírito que nega a Cristo e toda a sua obra. Esta ação maligna atua colocando em dúvida que Jesus é o Filho de Deus e que as suas palavras são verdadeiras. Ex. Todas as seitas que negam a Cristo como Senhor e Salvador .
· Atua na igreja cristã negando a obra de Cristo e as suas palavras Ex. Livro do teólogo Jurgen Moltmann afirma que a volta de Cristo não ocorrerá .
Espírito de Jezabel
· Ap. 2:20-24 Espírito de controle e manipulação. Esse espírito imita o dom profético trabalhando com falsa revelação. Por isso não aceita repreensão achando que sempre está certo e todos estão errados porque ele é o detentor da revelação.
· Toda igreja que tem em seu corpo pessoas com chamado profético terá que enfrentar a ação do espírito de Jezabel.
· Pessoas influenciadas pelo espírito de Jezabel normalmente possuem um chamado profético genuíno.
· Não aceita ser questionado sobre a sua espiritualidade ou revelação e traz retaliação aos que o contesta
· Declara que ele tem a revelação e visão correta e que o pastor ou a liderança não ouvem a voz de Deus não estando mais no centro da vontade de Deus.
· Traz revelação de acusação ou que coagem o líder.
· Exigem espaço na igreja para exercer o seu dom e quando o espaço não é dado entram em processo de rebelião.
· Mantém o líder refém das suas revelações fazendo com que o líder sempre tenha que consultá-lo antes de tomar alguma decisão sob o medo de decidir algo que ?Deus não mandou?
· Alega sempre estar obedecendo a Deus e coloca-se numa condição de vitima se é contestado.
· Não aceitam ensino ou ordem alegando que ouvem e obedecem diretamente a Deus. É o espírito de rebelião instalado.
· Trazem revelação diretamente ao povo e não ao líder , quando o padrão bíblico é que os profetas iam primeiramente ao rei e não ao povo.
· Nega as acusações quando é confrontado e se defende dizendo que foi mal interpretado.
· Tenta exercer autoridade nas áreas onde ainda não foi vitorioso. Não se pode exortar alguém sobre algo que nós mesmos não fomos vitoriosos.
· Quem tolera este espírito atrai sobre si o espírito de Acabe ou submissão e medo.
· Trabalha coagindo e intimidando o líder .
· Sempre apresenta sentimento de rejeição , desvalorização e sente-se ignorado.
· Quem está debaixo desta influência dirá que a igreja ou todas as igrejas estão com problemas e ele tem a solução, mas ninguém dá ouvidos a ele.
· Acusará sempre o lider que tentar confrontá-lo transformando-se em vitima e lançando a culpa dos problemas da igreja no próprio líder.
· O homem espiritual sempre se arrepende , mas o espírito de Jezabel fica indignado e se revolta ao ser contrariado. Esta atitude nasce por causa do espírito de rejeição, imaturidade e raízes de amargura que nunca foram curadas.