COBERTURA E OU PATERNIDADE???
agosto 2, 2024ESPÍRITOS QUE ATUAM NA IGREJA
agosto 2, 2024II CORÍNTIOS 1:20. Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós?
INTRODUÇÃO:
Vamos detalhar em primeiro lugar o versículo.
a)Todas as promessas de Deus já tem o sim dEle mesmo. Em Hebreus 6:13 ? ?Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo?.
b) E por Ele o Amém. Aqui se refere ao nome de Jesus, conforme Apocalipse 3:14- ?E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus?.:
Isto significa que além de ter o sim de Deus, há também a aprovação de Jesus.
c) Se cumprirão para Glória de Deus, mas por nosso intermédio.
Em outras palavras, todas as promessas que Deus te deu, já tem o sim Dele, o Amém de Jesus, e se cumprirão em sua vida, para a Glória de Deus.
OS PRINCÍPIOS DE DEUS
1) PRINCÍPIO DA ORDEM
Quando Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, e o colocou no Jardim do Éden, para o treinamento de implantação do Reino dos céus na terra, Ele não fez promessas para Adão, mas deu ordens, porque Adão estava debaixo de autoridade direta de Deus e era a sua imagem e semelhança. Por ser imagem e semelhança, não precisava de promessas, mas de ordem: Gênesis 1:28 ? ?E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra?.
2) PRINCÍPIO DA ESCOLHA
Infelizmente Adão, saiu do Princípio de Ordem e entrou no Princípio de Escolha, quando satanás mentindo deixou opção de escolha, sobre qual árvore comer e qual não comer. Ao sair deste princípio, o pecado entrou no Éden e fechou esta porta. Agora Adão e sua família estão no mundo que ?jaz no maligno?, e não tem mais a Ordem, mas a Escolha. Gênesis 4:1 a 7 ? ?E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.?
O pecado trás a separação da escolha entre benção e maldição. À partir deste momento, a escolha passou a ser do ser humano, criatura de Deus, e dos filhos de Deus, aqueles que já entregaram suas vidas para o senhorio de Jesus Cristo.
Deuteronômio 11:26 a 28: ?Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.?
O livre arbítrio torna-se a arma do homem, que pode agora matar-se a si mesmo, ou defender-se dos ataques dos demônios. O poder de decisão ficou por conta do homem.
3) PRINCÍPIO DA UNIDADE
À partir de Caim, os homens passam a escolher a maldição, e o pecado, corrupção e destruição invadem a terra numa velocidade, que o próprio Deus resolve acabar com tudo e começar uma nova terra. Todavia, sempre no meio do pecado e da malignidade, encontra-se um remanescente fiel. Deus encontra Noé, um homem justo, e resolve dar uma nova oportunidade. O princípio de Escolha continua, e Noé escolhe obedecer a Deus.
O dilúvio veio, destruiu toda a terra, e todos os seres viventes, exceto Noé e sua família, num total de 8 pessoas.
Ao sair da Arca, Noé faz uma aliança com Deus, e oferece um sacrifício. Deus ao aceitar o seu sacrifício, confirma a aliança e novamente traz para Noé uma Ordem e não uma Promessa. Gênesis 9:1: ?E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.?
Todavia o Princípio da Escolha continua forte, e o filho de Noé, Cão, escolhe fazer o que não era reto, trazendo maldição para toda a sua geração.: Gênesis 9:22 a 25 : ?E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.?
Esta maldição percorreu as gerações e encheu a terra: cananeus, heteus, jebuzeus, amorreus, etc. Eles escolheram não obedecer as ordens de Deus e sim, construir uma Torrre que pudesse chegar aos céus e estabelecer o reino do homem: Gênesis 11:4- 8 ? ?E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.?
O próprio Deus viu que através da unidade, não haveria mais limites para o homem, e tudo que intentassem fazer, com certeza conseguiriam.
Este princípio é indissolúvel tanto para o bem como para o mal, pois na unidade não há barreiras e dificuldades. Mas tudo que se pensa executar, em unidade, é possível.
4) PRINCÍPIO DA PROMESSA
Com a derrota de Adão, a queda de Noé, Babel, etc, Deus resolve estabelecer um novo princípio. O da promessa. Chama um homem, Abrão, e faz uma promessa como forma de aliança. Gênesis 12:1 a 4 : ?Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Três pontos importantes nesta promessa: 1º. UMA NAÇÃO, 2º. UM NOME FAMOSO, 3º AS BENÇÃOS OU MALDIÇÕES NAS RELAÇÕES QUE AS PESSOAS VIESSEM A TER COM ELE (Abraão).
Sabemos pela história bíblica que todas estas promessas foram cumpridas na vida de Abraão. A Nação prometida, Israel, veio na terceira geração de Abraão, com o neto Jacó. Ao entrar no vau de Jaboque, Jacó entrou pelo Princípio de Escolha e da Promessa, e recebeu a mudança de seu nome, de Jacó para Israel.
O nome de Abraão é celebre até hoje na nação judaica e no cristianismo, pois está escrito em Gálatas 3:29 : ?E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.?
Com certeza, nas relações pessoais todos os que abençoaram Abraão, foram abençoados, e todos os que o amaldiçoaram, foram amaldiçoados. Hoje esta verdade continua para com Israel.
Se todas as promessas particulares que Deus fez a Abraão se cumpriram, então temos que entender muito bem o que está escrito em Hebreus 11. Este capítulo faz uma descrição dos Heróis da Fé, e que todos eles foram bem sucedidos com promessas particulares. Todavia quando chegamos ao final do capítulo, nos deparamos com uma afirmação que parece contraditória. Hebreus 11:39: ?E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.?
Que promessa é esta que eles não alcançaram? A de ver o Messias. Aqui temos a diferença clara entre promessas e promessa. As promessas particulares para cada um deles, foram cumpridas, mas eles somente souberam da Promessa que o Messias viria, mas coube a nós, por graça de Deus, ver esta promessa cumprida.
5) PRINCÍPIO DA HERANÇA
Jesus, o Messias, veio a este mundo, não debaixo do Princípio da Promessa, mas debaixo do Princípio da Ordem, pois ele veio como HERDEIRO, para resgatar a herança. Hebreus 1:1-2: ?Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.?
No momento em que o homem, aceita a Jesus como Senhor de sua vida, e recebe a condição de filho de Deus, o Princípio da Herança passa a dar legalidade, e consequentemente o torna Herdeiro. Romanos 8:15 -17 :?Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.?
Jesus era 100% Deus, mas era 100% homem. Por isso foi necessário que nascesse de mulher, pois como homem, veio resgatar o princípio de ordem, perdido no Éden, com a queda do 1º. Adão, e Jesus como 2º. Adão, restaurou este principio e nos deixou o Princípio da Herança, que significa, ?Direitos adquiridos?.
6) CONCLUSÃO
Hoje, você que é filho de Deus, lavado pelo sangue de Jesus, vive por promessas particulares, mas vive também por herança.
Vamos entender essa conclusão: em II CORÍNTIOS 1:20 está escrito: ?Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós?.
Estas promessas são as que Deus tem revelado ao seu coração, ou através de profetas, ou através de sonhos, etc., que dizem respeito a sua vida particular, ministério e família. Exemplo: Você tem uma promessa que um dia terá sua casa própria, ou uma promessa que irá morar em outro país como missionário. São promessas particulares, que da parte de Deus e de Jesus já estão aprovadas, e se cumprirão para Glória dEles, através de sua vida.
Temos outros pontos importantes que não são promessas, mas direitos de herança. Exemplo: cura das enfermidades, é um direito de herança. A Bíblia nos afirma, que Jesus levou as nossas enfermidades : Isaías 53:4- 5 ?Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.?
Então ser curado, não é promessa, mas herança.
Outro ponto importante é, viver a benção ou a maldição. Gálatas 3: 13 e 14 diz : ?Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.?
Viver debaixo da benção e não da maldição, não é uma promessa, mas é herança.
Finalmente, promessa você aguarda, espera, e crê que vai acontecer, pois o que gera a promessa, é a fé. Herança você toma posse dela, pois já é sua por direito, e o que gera a herança é a sua posição.
Pegue hoje a sua herança!
Eu te abençôo em nome de Jesus
Ap. Jesher Cardoso